Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Dor no couro cabeludo: possíveis causas e sintomas associados

Postado em 06/09/2019



A dor no couro cabeludo pode aparecer isoladamente ou associada a outros sintomas, como, por exemplo, tonturas e dor nos ouvidos. Por isso, todo caso deve ser investigado, especialmente quando os problemas mais simples forem descartados e/ou outros sintomas importantes aparecerem.

 

Quando a dor no couro cabeludo é a única queixa, sem nenhum outro sintoma associado, o quadro costuma ser mais simples de ser diagnosticado e tratado. As possíveis causas são:

 

Queimadura solar:

Pode ocorrer quando a pessoa se expõe ao sol por muito tempo (por exemplo, na praia). Em pessoas calvas ou que têm cabelos muito finos, a probabilidade de sofrer com queimaduras é ainda maior.

 

Caspa:

Um dos problemas mais comuns que surgem no couro cabeludo, a caspa ou dermatite seborreica, também costuma gerar incômodo/dor.

 

Uso constante de secadores e/ou pranchas:

O uso frequente desses aparelhos “queima” o couro cabeludo e pode ser responsável pela dor no local.

 

Queda de cabelo:

A própria queda de cabelo pode gerar dor no couro cabeludo pois deixa a área mais sensível.

 

Produtos químicos:

O uso indiscriminado de produtos químicos também pode tornar o couro cabeludo mais sensível e, por isso, gerar dor.

 

Tração:

Pode ser a causa quando os cabelos ficam por um bom tempo “puxados”, por exemplo em tranças muito apertadas. O uso por tempo além do necessário de presilhas, elásticos, chapéu, boné e capacete também podem ocasionar a dor.

 

Oleosidade ou ressecamento:

O excesso de oleosidade ou ressecamento nos cabelos também pode aumentar a sensibilidade.

 

Líquen plano pilar:

Trata-se de um tipo de alopecia que pode gerar dor no couro cabeludo, entre outros sintomas.

 

Foliculite:

A dor pode ser proveniente de foliculites, infecções dos bulbos capilares (os populares pelos encravados).

 

Tínea do couro cabeludo:

Trata-se de uma infecção causada por fungos que pode causar dor na região.

 

Vale destacar que enquanto para algumas pessoas a única queixa é a dor no couro cabeludo, para outras, esses mesmos problemas citados podem também vir juntos com outros sintomas. Por tudo isso, cada caso deve ser avaliado individualmente por um médico.

 

Um ponto importante para se refletir é se a dor no couro cabeludo é o único incômodo ou se está associada a outros sintomas. Isto certamente servirá como ponto de partida para o médico investigar o quadro. Para exemplificar, confira o caso da dor no couro cabeludo associada à tontura:

 

- Sinusite: ocorre quando as cavidades ao redor das vias nasais inflamam. Esta condição pode gerar dor no couro cabeludo e tontura.

- Herpes zoster: trata-se de uma reativação do vírus da varicela (mesmo vírus da catapora) no organismo. O vírus atinge o oitavo nervo craniano e sua dor reflete no couro cabeludo, podendo trazer outros sintomas como, por exemplo, a tontura.

- Carbúnculo: doença bacteriana, normalmente causada pela bactéria Staphylococcus aureus, que pode gerar tontura e dor no couro cabeludo, entre outros sinais.

 

Vale reforçar que, em todos os casos, os sintomas variam de pessoa para pessoa. E ainda que a pessoa identifique claramente os sinais de tontura e dor no couro cabeludo, somente o médico poderá diagnosticar precisamente o problema.

 

O ASSIM SAÚDE apoia dicas que ajudam a cuidar melhor da saúde.